Venda de imóveis residenciais na Barra da Tijuca está em alta
Venda de imóveis residenciais na Barra da Tijuca está em alta
Barra da Tijuca volta à liderança do mercado imobiliário carioca
A Barra da Tijuca é uma região cada vez mais cobiçada por quem deseja fazer um upgrade do imóvel ou investir. Prova disso é que, em 2023, a cidade do Rio registrou a venda de 35.832 unidades residenciais, das quais 10.356 (29%) foram na Barra e adjacências. Os dados são do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) e têm como base o pagamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) da Prefeitura do Rio.
A Barra está vendendo tão bem que o estoque de imóveis no bairro está praticamente zerado, segundo o diretor geral da Lopes Rio, imobiliária líder de mercado na cidade, Paulo Nunes. E isso se reflete nos números. Segundo ele, no primeiro trimestre deste ano, a empresa movimentou R$ 219 milhões, valor 53% acima do observado no mesmo período de 2023 (R$ 149 milhões), basicamente com vendas na Barra.
—A Barra está surfando uma onda muito positiva. É um bairro muito acolhedor para moradores de toda a Região Metropolitana do Rio. E os lançamentos têm sido bem recebidos. Vendemos 250 unidades do Arte Botânica, da Calper, e esperamos vender 70% do novo residencial da Patrimar — informa ele.
Nunes se refere ao Icon Golf Residence, que a Patrimar ergue na região do campo de golfe olímpico, em um terreno com 12,8 mil metros quadrados. Vizinho ao Oceana Golf e ao Atlântico Golf — dois sucessos de vendas da construtora mineira —, o novo residencial terá duas torres com 278 unidades de dois e três quartos e coberturas lineares e duplex.
Com VGV de R$ 457 milhões, o Icon terá transporte privado de passageiros com carros blindados ou vans, serviço de concierge (para ajudar em compras, fazer reservas em restaurantes ou contratar fornecedores) e um complexo para animais domésticos que inclui até passeadores.
— A seleção de serviços e facilities inéditas redefine o conceito de viver bem. No Icon, tudo foi planejado para atender às necessidades dos clientes e proporcionar uma experiência de vida exclusiva e integrada — afirma o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Couto.
PRODUTO ÚNICO
A ideia de proporcionar uma experiência única também permeia o Claris — Casa & Clube, fruto de parceria entre a Tegra Incorporadora e a Carvalho Hosken. São 99 casas de alto padrão, com três ou quatro suítes e área de 318 a 580 metros quadrados, em um terreno com mais de 24 mil metros quadrados, na Avenida Professor Dulcídio Cardoso.
— A localização privilegiada em um terreno amplo não é fácil de se encontrar em outras regiões da cidade. Isso nos possibilitou desenvolver um produto único — pontua o diretor executivo de Negócios da Tegra, Thiago Castro.
Além do Claris, a Tegra prepara o lançamento do Gaea Home Resort, na Rua Evandro Lins e Silva, com apartamentos de 125 metros quadrados, e desenvolve outro projeto na Avenida Lúcio Costa.
O Opportunity Imobiliário também amplia seus negócios na região. O sucesso do All Jardim Oceâ- nico, com 120 unidades, na Avenida Nuta James, que já foi inteiramente vendido, levou a empresa a planejar mais um lançamento de alto padrão para 2025.
— O morador da Barra quer viver em um condomínio moderno, que ofereça plantas personalizadas e amplos espaços de lazer, segurança e conveniências, para que ele possa ter suas demandas atendidas com facilidade e conforto — observa o gestor do Opportunity Imobiliário, Jomar Monnerat.